Gestão de obras – Ajudando na construção sustentável

Gestão de obras – Ajudando na construção sustentável

O CIB (Conselho Internacional da Construção), aponta que a indústria do ramo da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e faz a utilização de energia de uma forma excessiva, assim, gerando grandes impactos ao meio ambiente.
Não somente o consumo excessivo de recursos naturais e energia, é o setor que mais produz a geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
E por estes e outros motivos, que uma boa gestão de obras, contribui para a diminuição destes impactos, pois um dos objetivos da efetiva gestão de obras, é minimizar ao máximo os danos, sempre pensando em formas de se construir de uma maneira sustentável.

Recomendações para uma obra com maior sustentabilidade

Certas atitudes podem e devem ser tomadas durante a construção. Sendo que muitas delas, podem ser previamente vistas ainda em projeto, antes da execução. São elas:

  • A gestão ecológica da água
  • Redução do uso de material que causem grande impacto ao meio ambiente
  • Redução dos resíduos da obra, com modulação de componentes para diminuir perdas e especificações que permitam a reutilização de materiais
  • Estudo sobre como reduzir o consumo de energia gasta e ações para potencializar o uso de energia renovável
    Lembrando que casa e apartamentos, baseados na sustentabilidade, geralmente são projetados para economizar água e energia. Isso é sinônimo de economia financeira e ajuda ao meio ambiente.

            Economia: reciclagem e reutilização

Em alguns casos, para o inicio do projeto, é preciso que uma outra construção que esteja no local seja demolida. Nestes casos, é válido um estudo de como e quais materiais desta antiga construção poderão ser reciclados e reutilizados.

            Construção sustentável x Construção ecológica

É comum haver equívocos em relação a este assunto. Muitos pensam que uma construção sustentável é o mesmo que uma construção ecológica.

Iremos te explicar as diferenças:

  • Construção sustentável

Neste, o projeto da obra voltado para uma forma de executar o projeto de uma forma mais sustentável ao meio ambiente, como no exemplo que demos acima. Ou seja, não significa que a obra deverá ser executada usando bambus, por exemplo. Mas sim que a mesma deverá ser feita visando o mínimo de impacto ambiental.

  • Construção ecológica

Neste tipo de construção, os materiais usados são provenientes da fabricação artesanal, geralmente confeccionados com os materiais encontrados aonde a pessoa mora. Podendo ser até materiais renováveis, como palha e fibras vegetais, por exemplo.

Tecnologia a nosso favor

Mais uma vez iremos falar sobre a importância da tecnologia na gestão de obras. Com o avanço da mesma, hoje já possível em menor tempo, projetar obras com menores custos e de uma maneira mais sustentável. Evitando assim, o desperdício com materiais, perdas financeiras e ainda contribuindo com o meio ambiente.

Como já mencionamos em artigos anteriores, é muito importante que antes de você dar inicio ao seu projeto, uma empresa de gestão de obras seja consultada. Nós garantimos a eficiência da sua obra.

            Equipe – Funcionários

Outro segredo para garantir uma obra sustentável de sucesso, é escolher corretamente a sua equipe.

Dê preferência para profissionais devidamente qualificados e que entendam do assunto sustentabilidade, pois geralmente, estes sabem da importância de se manter o ambiente limpo e reduzir a quantidade de entulhos produzidos, desta forma, somando para o sucesso de uma obra altamente sustentável.

            ConstructWeb – Informações

Nós da ConstructWeb sempre estamos atualizados com os novos métodos e tecnologias para a sustentabilidade do seu projeto, do nosso planeta e garantimos a gestão eficiente da sua obra de uma maneira ecológica!

Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais informações e orçamentos?
Entre em contato conosco através dos nossos canais de comunicação.