programa para gestão de obras

Canteiro de Obras – O que é?

Canteiro de Obras – O que é?

Canteiro de obras é a área temporária que ficará junto da construção, com o objetivo de alocar e distribuir materiais, visando maximizar a eficiência dos trabalhos e serviços que serão realizados na construção. Um outro ponto muito importante é garantir principalmente a segurança e o conforto da equipe de obras.

programa para gestão de obras

NR18

Conforma a norma NR18, os canteiros de obras residenciais devem conter sanitários, vestiários e um local adequado para as refeições da equipe.
Mas não só a qualidade de condições de trabalho aos funcionários, a NR18 traz benefícios como:

  • Melhor controle de estoque
  • Maior limpeza e conservação
  • Organização
  • Barracão de obras
  • Facilidade de logística

            Gestão e planejamento

Antes de dar início ao canteiro de obras, é necessário que seja feito um planejamento (layout) do mesmo para depois ser projetado.
Neste planejamento, deverá ser analisado questões como a facilidade da logística da obra, disposições das instalações provisórias, os armazenamentos de materiais, movimentações dos funcionários e máquinas.

            Tipos de canteiros de obras

São diversos tipos de canteiros de obras existentes e que são escolhidos conforme a obra.
São estes:

  • Canteiro restrito: ocupa todo o terreno ou boa parte dele
  • Canteiro amplo: ocupa apenas uma parcela do terreno
  • Canteiro linear: são limitados a um espaço e possuem poucas possibilidades de acesso

            Como projetar um canteiro de obras?

Geralmente, esta função fica a cargo do engenheiro da obra, e este deverá levar em consideração todas as informações que mencionamos acima. Mas não só isso, o engenheiro deverá levar em conta o cronograma da obra, orçamentos, programas de necessidades, restrições que o terreno possuí e principalmente definições técnicas.

programa para gestão de obras

Canteiro de obras – Otimização

Uma obra ter um canteiro de obras bem planejado, projetado e elabora, é sinal de economia e principalmente a otimização da obra.
Outro benefício do canteiro de obras, é a evitar o desperdício, uma vez que os materiais estocados, serão alocados de maneira correta, ou seja, com a quantidade correta que será usada durante a construção. Evitando, assim, desperdícios de materiais e insumos. Para isso ocorrer com maestria, o engenheiro deverá estar sempre atento em relação a coordenação do canteiro de obras.
Sendo assim, por mais que as pessoas pensem ser desnecessário o estudo do canteiro de obras, estas estão totalmente equivocadas. Uma vez que o canteiro só irá ajudar no sucesso da sua obra.

            Normas técnicas

As principais normas técnicas que deverão ser seguidas para o planejamento do canteiro de obras são:

·         NR18

·         NBR12284 (NB1367)

Estas leis, pedem que sejam disponibilizados aos funcionários:

  • Sanitários
  • Chuveiro
  • Local para as refeições
  • Água potável
  • Equipamentos de segurança

            Diferença canteiro de obras / frente de trabalho

Parecem serem os mesmos, certo? Errado! São diferentes um do outro e iremos explicar o que é cada um.

  • Canteiro de obra é: “a área do trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra”;
  • Frente de trabalho é: “a área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra”

            Tecnologia – Software

Nos dias de hoje, com a tecnologia, já existem softwares que auxiliam o engenheiro a ter o controle total do seu canteiro de obras.
Estes softwares, são ferramentas que podem ser muito úteis para manter a fiscalização da obra, como controle de materiais e insumos, em dia. E isso tudo, desde o momento do pedido do produto até a entrega e conferência do mesmo.
Aproveite para dar uma olhada neste artigo que fizemos sobre Sistemas de Controle de Estoque.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário.